Conflitos de empresas familiares podem ser resolvidos pela mediação

Conflitos de empresas familiares podem ser resolvidos pela mediação

Confira a opinião da coordenadora da câmara de conciliação on-line Vamos Conciliar.

A Vamos Conciliar, câmara de conciliação on-line, informa pesquisa do IBGE e do Sebrae, segundo a qual mais de 90% das empresas constituídas no país são familiares. A pesquisa, segundo a câmara, aponta, ainda, que de cada 100 empresas familiares abertas e ativas, apenas 30 sobrevivem à primeira sucessão e cinco chegam à terceira geração.

De acordo com a Vamos Conciliar, um dos principais desafios enfrentados no momento da transição de uma geração a outra são as brigas entre os herdeiros pelo poder. Essa situação, segundo a câmara, além de distanciar os familiares de vez, ao contrário de solucionar o conflito, torna-o ainda maior. Com o processo judicial as desavenças aumentam, até pela necessidade de que uma parte reforce, e prove, os argumentos da tese que expôs no processo.

Para a coordenadora da Vamos Conciliar, Perla Cruz, a mediação é sem dúvida a melhor ferramenta para a resolução de conflitos entre sócios em empresas familiares, pois através do conflito o clima organizacional fica prejudicado com eventuais impactos na produtividade, o que precisa ser restaurado rapidamente para que a harmonia interna seja retomada e a empresa volte ao seu ritmo normal.

Depois do fechamento do conflito, segundo ela, a mediação também será útil como método facilitador da construção de acordo.

_________

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s